[Caminhando com Deus] ~ Fé

09:23







O que é fé?

Lá em hebreus 11; 10, a bíblia diz que “A fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova que existem coisas que não podemos ver”, o famoso “crer sem ver”.
Mas analisando esse texto de Hebreus, eu consegui enxergar uma coisa, que vai além do “crer sem ver”, nesse texto, ele está falando não só da crença, mas de um estilo de vida. Esse texto é a prova cabal de que “crer, simplesmente por crer”, não é o bastante, sentar numa igreja e vim para o culto achando que está fazendo muito, também não é o bastante.
O Capítulo 11 de hebreus tem como título (na minha bíblia NTLH) “Heróis da fé”, e todo herói, só se torna herói, porque as suas atitudes, e eu friso a palavra ATITUDES, foram em prol de uma causa, se eles permanecessem num estado de inércia, jamais poderiam ser considerados HERÓIS.
Por exemplo, em HB 11; 8, Abraão, foi chamado por Deus, mas o que ocorreria se ele não tomasse a ATITUDE de seguir aquilo que Deus tinha lhe falado? Será que eu e você hoje estaríamos aqui? Isso prova que Deus nos chama para “VIVERMOS EM ATITUDE”, e não numa inércia.


Mas o que significa Viver pela fé?
Viver pela fé? É um dos paradoxos da igreja hoje, porque viver pela fé, significa “abdicar do mundo”, e quando eu falo abdicar, não estou dizendo para sermos seres extraterrestres que se acham detentores de toda verdade, e da prática da vida.
“Abdicar do Mundo” significa você aprender uma simples hierarquia:
Existe aquilo que é Importante, existe aquilo que é Prioridade, e existe aquilo que é Essencial.

Conhecimento é Importante!
Dinheiro (Hoje em dia) é Prioridade!
Deus é ESSENCIAL!
Ou seja, Deus é  essencial, é o que vem primeiro, e antes de tudo. Eu gostaria de fazer um teste com vocês, esse teste eu aprendi certa vez para ajudar a descobrir se nós estamos ou não pondo Deus onde ele deve estar.
 Se por acaso Deus hoje te chamasse para ser Missionário, na índia, no congo, ou num país onde não existe liberdade de crença. Você iria? E se fosse você iria por amor a Deus e a seus irmãos que diariamente milhares vão para o inferno? Ou iria simplesmente por obrigação porque Deus mandou? Reflitam nisso...
 Viver pela fé significa por Deus e seu irmão, antes de si mesmo, antes dos seus desejos, antes da sua carreira profissional, se assim o for necessário. Claro que isso tem que ser decidido debaixo de muita oração, e reflexão, porque às vezes nós pensamos estar fazendo o que Deus quer, mas na verdade estamos fazendo “Aquilo que nós queremos que Deus queira”, Viver pela fé, significa ter ATITUDE CRISTÃ, e não simplesmente viver sentado adorando e cultuando.


Como faço para viver pela fé?

Meus irmãos o que a bíblia ensina nesse trecho nas cartas aos Hebreus, é que viver pela fé passa por coisas como:

·         Se dedicar ao estudo da sua palavra.
·         Ser disponível para Deus, a qualquer hora, e em qualquer situação.
·         Aprimorar seu relacionamento com Deus, através da conversa, da confiança, e da paciência.
·         Buscar a santidade, (e quando eu falo de santidade, eu falo da BUSCA, do caminho, para sermos seguidores de cristo, e não da ausência de pecado), santidade significa separado, e por ser separado, a santidade está na Busca e no arrependimento, e não necessariamente no resultado (que só obteremos no Reino de Deus).
·         E o mais importante, para viver pela fé, você precisa decidir, precisa ter ATITUDE, por Deus em primeiro lugar em todas as áreas da sua vida.

Particularmente eu fico muito triste quando uma pessoa chega pra mim e diz: Eu não posso me dedicar a Deus, porque estou em ano de vestibular, porque tenho que me dedicar a outras coisas, enfim, o dia tem 24 horas, com certeza dá tempo para, se fazer, tudo o que tem que ser feito, mas ao me deparar com essas situações, eu vejo uma troca de foco, vejo Deus deixando de ser ESSENCIAL, para ser prioridade ou às vezes Importante, e isso leva as pessoas a se afastarem de Deus, mas quando eu falo “afastar de Deus” não estou falando necessariamente de se esquecer de Deus, ou de se ter comportamentos do Mundo, quando eu falo afastar de Deus, eu estou falando dessa troca de foco, de tirar Deus e por outras coisas na frente dele, e é isso que gera a “INÉRCIA CRISTÔ.


E porque não vivemos pela fé hoje (conclusão)?
Hoje nós sabemos da verdade, muitas vezes vivemos essa verdade, sabemos que somos aceitos por meio da Fé e da graça, mas não vivemos pela fé, por quê?
Sinceramente essa é uma questão que só o tempo pode dizer, poderia apontar dezenas de possíveis causas, como a atratividade do Mundo, o Relativismo, mas não...
O que eu entendo como motivo para não vivermos pela fé, é que nós queremos “Adequar” Deus a “nossa realidade”, e inventamos uma série de desculpas, dizendo que são razões, quando na verdade não passam de Desculpas!
Pense nisso? Pense no que você tem feito pra Deus? Pense se você hoje vive pela fé? E se a resposta for não, lembre-se que “sempre é um bom tempo de se começar”!

You Might Also Like

0 Comentários

Like us on Facebook

Flickr Images