Um tal de Amor - Por Bruno Silva

13:32


Aviso do Autor:

Eae Pessoal blz?
Antes de qualquer coisa feliz 2012 para todos os leitores desse blog. E gostaria de pedir desculpas pela minha ausência, na verdade eu entendo que um artigo, ou um texto, principalmente quando se trata de temas que tem haver com a vida de terceiros, devem ser tratados com todo carinho... E nesses últimos tempos, eu não estava me sentindo a vontade para escrever, podemos assim dizer que tive um bloqueio criativo... Mas não se preocupem que devido a fatos que ocorreram nos últimos dias, estou com todo gás.

Então partindo para o texto de hoje, resolvi trazer um tema que até certo ponto é tão controverso, mas faz parte dessa “viagem” chamada Viver. O tema que estou falando é o AMOR.

Mas aqui não estou interessado em tratar sobre o Amor de Deus, coisa que eu farei em um artigo posterior, nem sobre a divisão básica e/ou clássica do amor: Eros, Ágape, e Philia. Não nesse artigo abordarei o amor de uma forma prática, para ser mais especifico, tentarei dar minha visão sobre certos elementos que devem existir no amor, e no relacionamento entre duas pessoas. E para isso usarei como guia aquele que é minha referência de vida para todos os assuntos por mais diversos que sejam. A Bíblia, ela será o material que embasará esse artigo. Então sem mais delongas, espero que todos que lerem esse texto possam usar as “dicas” dadas aqui, para trazer seus relacionamentos mais próximos de Deus, e da sua eterna vontade...


Um tal de Amor...
Por Bruno Silva





Todos os seres humanos foram criados para viver envolvidos em relacionamentos, ninguém foi feito para viver só, pois é só que quando as “costelas”, encontram o “resto do corpo” (Ref. Gên. 2:22), é nesse momento que começa uma outra caminhada, caminhada essa que exige de ambos alguns elementos, pois sem eles fica praticamente impossível viver e conviver juntos... E é sobre esses elementos que vamos tratar nesse artigo...

Admiração

Para começar resolvi falar de algo, que é FUNDAMENTAL para um relacionamento, para ser mais exato a perca da admiração pelo seu companheiro (a), é o começo de uma ladeira, que no final dela cada um vai seguir por caminhos opostos, como certa vez escutei numa citação:

“Se não nos amarmos com admiração e respeito nunca conseguiremos amar o nosso próximo, odiaremos o mundo e por fim a nós mesmos.” (Deniane Diniz Domingues)

A admiração é crucial para o amor, pois ela e o respeito são os pilares que sustentam esse sentimento em relação ao próximo, isso em qualquer âmbito, então a admiração é algo que temos que buscar sempre, admirar o que o outro faz, o que o outro é, e inclusive o que o outro está se tornando...  Pois alguém que se propõe a mudar o seu ser, simplesmente para trazer a felicidade para outros, isso sim é digno de admiração.

Mas... Como eu faço para admirar?

Na verdade não existe uma receita de bolo, mas uma frase... Sim... Uma frase pode ajudar:

“Admirar e reconhecer o talento do próximo é reconhecer que Deus é na vida dele. Deus se agrada quando isso acontece!” (André Buenno)

Namoro

Esse elemento, para muitos pode passar despercebido, mas de forma alguma ele é desnecessário, por não valorizar o namoro, o relacionamento de muitas pessoas, com o passar do tempo esfria e acaba se tornando uma mera obrigação... Um compromisso...

Mas o que é o namoro?

Quando eu falo de namoro aqui, não estou falando do status de namorado (a), nem do relacionamento em si. Quando eu falo de namoro, estou falando do sentimento... Sim... Aquele sentimento de descoberta, aquele sentimento inicial que faz você mover céus e terras só para ver um sorriso na sua amada (o), aquele pensamento constante sobre como anda o dia da pessoa, o que ela está fazendo, se ela está pensando em você. É sobre esse sentimento que eu estou falando... É esse sentimento que tem que ser guardado, preservado, e cuidado, assim como se cuida de uma flor, sempre com atenção, carinho, e paciência. Na verdade muitos conhecem esse sentimento pelo nome de Paixão, mas escolhi nomear ele de namoro, pois é nessa fase do relacionamento, que são construídos os pilares de sustentação, é nessa fase que aprendemos sobre o outro, e é essa fase que devemos preservar durante toda a caminhada, pois os eternos namorados, tem uma chance bem maior de cumprir aquilo que foi dito no altar, que é: “Até que a morte nos separe”.

“Amor tudo sofre,
 tudo crê,
 tudo espera,
 tudo suporta,
 o amor jamais acaba.” (1 Cor 13:7-8)

Deus

Como não podia faltar, nessa salada que se chama relacionamento, chegamos à pedra filosofal, aquele que dentre muitas nomeações, se destaca por ser a “essência do amor”. Sem ele nada é possível, um relacionamento sem Deus, pode até dar certo, mas a qualidade dele com certeza será comprometida. Temos que observar que pessoas que não acreditam em Deus, em geral, conseguem manter relacionamentos estáveis, pois as suas praticas em muitos casos são parecidas ou iguais a dos casais que seguem os preceitos bíblicos, mas sinceramente eu creio que naqueles momentos de dificuldade, onde tudo está a beira de desmoronar, dificilmente eu vejo esses casais se reerguerem, e isso se deve em parte, por causa de um ditado bastante sábio dito uma vez:

Quando uma pessoa que não tem deus consigo tem um problema. ela olha para um lado, olha para o outro, e algumas vezes não encontra solução... já um cristão, quando tem um problema, olha para um lado, olha para o outro, e sabe que se não encontrar a solução, basta olhar para cima que a solução vai estar lá” (Bruno Silva)

Na verdade esse ditado é uma forma lúdica de dizer, que Deus quando está na frente de um relacionamento, aquele tão famoso “Até que a morte nos separe”, passa a ter mais chances de ser uma realidade, pois no momento de dificuldade, quando nada na terra te leva a manter esse relacionamento, é aí que se você quiser, Deus pode agir, e mudar uma situação que nenhum psicólogo, ou terapeuta de casal, pode mudar...

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus; Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (1 Jo 4: 7-8)

Respeito

Aqui temos outro pilar de sustentação para qualquer relacionamento sem o respeito, desista, porque seu relacionamento não vai dar certo... Mas quando eu falo de respeito, estou falando inclusive de respeito no âmbito verbal, pois como dizem:

 “As palavras tem Poder: Poder de matar, poder de destruir, poder de construir, e poder de transformar.” (Bruno Silva)

Para ser mais exato o respeito está não no que é dito, mas na forma de falar... Você pode estar com toda a razão, mas se falar de forma errada, você acaba de cometer um erro tão grave quando foi o erro do seu parceiro (a). Então vamos ter atenção nas palavras que proferimos, e na forma que proferimos essas palavras.

Esperança

“Esperança... dentre os nobres ele é o sentimento mais nobre. Pois é a mola que impulsiona todas as nossas ações” (Bruno Silva)

Na verdade a esperança é um elemento que tem que estar presente num relacionamento sim. Pois é nela que nos seguramos, por exemplo, quando temos que esperar algo que já queremos, simplesmente porque a vida resolveu nos impor um desvio que a primeira vista, vemos como um atraso, mas a cada passo nesse desvio vemos que isso foi necessário para nos preparar, para o fim dessa caminhada. Porém enquanto estamos nesse desvio, é a esperança que nos faz dar o próximo passo. Esperança de que algo bom vai acontecer no final, Esperança que o meu relacionamento vai ser restaurado, Esperança de que enquanto eu estou no desvio, Deus está preparando o prêmio... Então, da mesma forma que um carro precisa de um motor para andar, nós precisamos da esperança para continuar...

Sabedoria

Estamos chegando ao final desse artigo e esse elemento em especial, vem sendo o foco da minha vida, pois de acordo com o conceito de Martyn Lloyd-Jones sobre sabedoria:

“Sabedoria é a faculdade de fazer uso da inteligência e do conhecimento e de relacionar estas capacidades com as coisas práticas e comuns da vida” (Martyn Lloyd-Jones)

Para um relacionamento entre duas pessoas dar certo, esse elemento de crucial, sem sabedoria, o homem e a mulher vão se deixar levar, por sentimentos como o orgulho, o prazer individual, e outras coisas que só vão levar a ruina dos mesmos..

Como dizia minha mãe:

“A mulher sábia, constrói seu casamento, mas a tola, o destrói com suas próprias mãos” (Maria Betânia Cavalcanti)

Se analisarmos bem, essa citação é bem funcional e sábia, e se aplica tanto a homens quando a mulheres, então meu conselho é... BUSQUEM A SABEDORIA!

Amor

Por fim aquele que é o regente de todos os elementos, aquele que após Deus, é o mais importante, mas não falarei nada sobre esse elemento deixarei que a própria bíblia faça isso, pois ela pode exprimir sobre esse elemento muito melhor que eu:

“Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei.
 Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, mas não tiver amor, nada disso me valerá.
 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
 O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.
 Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos;
 quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá.
 Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino.
 Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido.
 Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor.”  (1 Cor 13)



Ps: nesse artigo eu fiz uma brincadeira eu pus uma mensagem subliminar nesse texto, a tarefa de vocês é descobrir que mensagem é essa, e onde ela está... uma dica... "uma única palavra sobre o amor" xD

You Might Also Like

5 Comentários

Like us on Facebook

Flickr Images